Para quem prefere viajar na História do que viajar em História!

Já escutei a seguinte frase mais de uma vez da boca de meus alunos: "Lucas, to viajando em História!"


A frase é bem interessante, pois pode permitir muitas interpretações, se está fora de contexto. A primeira delas é que o aluno não está compreendendo bem o conteúdo, pode ter alguma dificuldade, pois nem sempre o tempo das aulas dá conta de tirar todas as dúvidas. Por isso, existe a necessidade de se colocar-se em contato o máximo possível com o conteúdo.


Porém há outro sentido, que é o meu preferido, quer dizer que está gostando muito do conteúdo. O assunto é interessante, o debate em sala acrescenta algo a mais no seu dia e na sua vida.


Por isso, procuro fazer a diferenciação entre viajar em História e viajar na História.


Pessoalmente, tenho muitas viagens pessoais. Todo mundo tem as suas. Viajo na música, na arte, no cinema, na poesia, mas minha maior viagem é na História. Por isso, esse blog procura fazer a conexão entre nossas viagens pessoais e nossa história.


Pode chegar! Simplesmente empurre a porta e entre!


Sente onde quiser! Afinal de contas, a casa é sua!



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pré-História Brasileira

A pré-história brasileira tem causado polêmica para os estudiosos do ramo. Dentro das discussões mais conhecidas, estão as declarações dos arqueólogos Walter Neves e Niède Guidon.
Walter Neves foi o responsável pelo achado do esqueleto de Luzia, que alterou bastante a visão sobre os primeiros habitantes do Brasil. Como uma imagem vale mais que mil palavras, coloco aqui um vídeo do próprio Walter Neves:

Pedro Leopoldo: O berço de Luzia:

PARTE 1
PARTE 2

Luzia:

Já a arqueóloga Niéde Guidon, afirma que o homem já teria chegado nas américas há aproximadamente 100 mil anos atrás. Observem os vídeos:



Niède Guidon - Obra Revelada:
A arqueóloga apresenta uma importante pintura rupestre brasileira.


Arqueologia - Niède Guidon:

E por hoje é só! Deixem seus comentários!

4 comentários:

Yasmin disse...

Prof Lucas,vc sabe qual é a espécie de Luzia?

Lucas Holanda disse...

Yasmin,
a Luzia, assim como eu e você, era pertencente a espécie Homo sapiens sapiens. Não há registro algum nas Américas de qualquer outro hominídeo que não sejamos nós. Por isso, fique orgulhosa!
um abraço!

Maria disse...

éehh proff o senhor disse isso em sala ai depois disse se alguem achar de outra especie vaai ser o achado deo século.Eh entrei pra da uma olhadinha no blog prova. tenho uma dúvida qual é o grupo indigena
que tem caracteristicas mogolodes?

Lucas Holanda disse...

Maria,
todos os demais povos indígenas (fora o de Luzia) nas Américas que temos notícias até hoje tem características mongolóides.

um abraço,
Lucas