Para quem prefere viajar na História do que viajar em História!

Já escutei a seguinte frase mais de uma vez da boca de meus alunos: "Lucas, to viajando em História!"


A frase é bem interessante, pois pode permitir muitas interpretações, se está fora de contexto. A primeira delas é que o aluno não está compreendendo bem o conteúdo, pode ter alguma dificuldade, pois nem sempre o tempo das aulas dá conta de tirar todas as dúvidas. Por isso, existe a necessidade de se colocar-se em contato o máximo possível com o conteúdo.


Porém há outro sentido, que é o meu preferido, quer dizer que está gostando muito do conteúdo. O assunto é interessante, o debate em sala acrescenta algo a mais no seu dia e na sua vida.


Por isso, procuro fazer a diferenciação entre viajar em História e viajar na História.


Pessoalmente, tenho muitas viagens pessoais. Todo mundo tem as suas. Viajo na música, na arte, no cinema, na poesia, mas minha maior viagem é na História. Por isso, esse blog procura fazer a conexão entre nossas viagens pessoais e nossa história.


Pode chegar! Simplesmente empurre a porta e entre!


Sente onde quiser! Afinal de contas, a casa é sua!



domingo, 19 de junho de 2011

Revisão para a AV2

Queridos alunos,
aqui está nossa revisão. Podem deixar suas dúvidas, mandem até das 17:00 (depois disso não serão aceitos mais posts) que responderei até as 18:00.
1.       Com suas palavras, explique como era a religião egípcia.
2.       Como foi a revolução promovida pelo faraó Akhnaton? Por que ela ocorreu?
3.       Explique qual era a necessidade religiosa e espiritual vista pelos egípcios na construção das pirâmides?
4.       Quem eram os faraós?
5.       Quem eram os escribas?
6.       Explique qual era o papel do rio Nilo na sociedade egípcia.
7.       “Olho por olho, dente por dente”. Explique com suas palavras o significado desta frase. Depois, diga de onde ela vem e quem a criou.
8.       Em sala e em nossos estudos, vimos que tanto o Egito como a Mesopotâmia se desenvolveram ao redor de grandes rios. Analise o porquê isto aconteceu.
9.       O que era um zigurate?
10.    Como eram as cidades-estado mesopotâmicas?
11.   Escreva um pequeno texto (mínimo de 6 linhas), e inclua as seguintes palavras:
Rios Tigre e Eufrates – Nilo –Agricultura – Egito – Mesopotâmia
12. Observe as imagens abaixo:



Explique do que se trata.

4 comentários:

Eduarda bloygems disse...

Professor na prova o senhor cobrará os nomes das 3 escritas egípcias ou os nomes dos deuses?

Lucas Holanda disse...

Eduarda,
todo o conteúdo abordado em sala poderá cair. Porém, não cobro normalmente nomes de deuses ou outras coisas do gênero. O nome de um deus pode surgir dentro de uma questão, mas não para identificar qual é este ou aquele deus.

Eduarda bloygems disse...

Obrigada, professor irei estudar bastante então!

gardeniaferreira30 disse...

lucas coloca assunto sobre núbia e o reino de kush,hebreus,feníciose pesas capitulos 8 e 9 do livroda pagina:129 a 139 e 140 a 159